Suicídio! Ato de coragem ou cobardia?

Suicídio
Será um ato de coragem ou de cobardia?

Nunca é uma escolha fácil de fazer, mas só quem passa por uma decisão destas é que consegue compreender esta escolha. 
A vida é feita de escolhas e de vivências a cada momento. 
Uma pessoa que pense ou até tente tirar a própria vida tem o seu maior ato de coragem que alguma vez imaginou, porém, para a população em geral, a nossa sociedade cheia de crenças, o suicídio é um ato de cobardia porque a pessoa não teve coragem para enfrentar a vida, mas teve coragem para pôr fim a ela. Irónico não é? 
Porque é que isto acontece? Existem vários factores que levam uma pessoa a tomar esta decisão, desde sentir um vazio dentro dela que não consegue ver preenchido de forma alguma porque se acha à margem da sociedade e que ninguém a compreende, porque foi rejeitado/abandonado/ mal tratado em alguma situação e não sabe como lidar com esse sentimento, por se querer vingar de alguém porque esse alguém lhe fez alguma coisa que o magoou tanto, ou porque não encontrou saída para a situação que estava a viver. Todos estes exemplos, a pessoa que pensa em cometer este ato só vê esta saída não consegue ver outras formas de saída da situação, porque o seu caminho, aquele pelo qual ela olha, está tão negro, mas tão negro, tão escuro, que ela não consegue ver nada de diferente que seja. Passar meses, anos a viver nesta complexidade de sentimentos e pensamentos em que devia ver alegria só vê amargura, pode levar a pessoa a pensar em se suicidar ou até mesmo tentar o suicídio, pois é a única saída que ela encontra para pôr fim ao sofrimento em que ela se encontra. 
Porém, não é a única solução que existe, existe outras soluções que podem ajudar a melhorar a vida dessa pessoa incompreendida pela sociedade em que vive. Só tem que encontrar a pessoa certa para a ajudar, é aqui que entra o trabalho de um terapeuta ou de um psicoterapeuta, este sabe lidar com a situação, este sabe o que a pessoa enfrenta, este tem ferramentas que o ajuda a sair daquela situação, não está ali apenas para ouvir as suas mágoas ou os seus dilemas, mas sim para a ajudar a ter uma vida plena de felicidade.
Como é que eu sei disso? Porque eu passei por isso. E esta é a minha missão de vida, ajudar a agarrar nessa coragem e direciona- la para um caminho melhor para si. E para lhe dizer que não está sozinho e eu estou aqui para o ou a ajudar a ultrapassar essa situação e olhar para a sua vida de maneira diferente.
É me contatar ou aqui nos comentários ou em privado pelos respectivos canais Facebook (https://www.facebook.com/rutealexandra2000), Instagram (@essencia.do.ser.ruthe.pereira) e WhatsApp (Essência do Ser).



#suicidio #suicidprevention

Comentários

Mensagens populares deste blogue

doenças "itens"

Decidi falar a verdade