A tão esperada ressonância...

No passado dia 31 de outubro de 2014 fui à consulta de cirurgia para saber o rqesultado da ressonância. Já o sei e até estou muito contente com o seu resultado.

Relatório: (transcrito do relatório da ressonância feita no dia 3 de setembro do presente ano)
"Informação clínica: D. Crohn com múltiplas cirurgias. Tem ileostomia com fístula mucosa para o colón transverso. Pretende-se estudar o colón para ponderar encerramento...
Tecnica: Ponderações multiplanares em T2 e T1. Incluindo saturação de gordura. Estudo Fiesta. Foi administrado gadolinio. Foi administrado contraste oral para preenchimento do intestino delgado.
Progressão do contraste oral até ao íleo distal sem sinais de oclusão documentadas na presente avaliação. A valorização de alguns segmentos não é a melhor, pelo grau de distensão conseguida. Não há inequívocos segmentos de estenose do delgado estudado, sendo pior a acuidade para reduções focais com menor expressão. Não há grosseiras alterações no realce parietal.
Existe hérnia de algumas ansas do delgado na topógrafo a da ileostomia.
Na sua terminação existe um realce mais evidente com espessamento, a traduzir prováveis alterações inflamatórias discretas, de superfície.
O colón documentado, remanescente, apresenta-se globalmente com espessura parietal aumentada, com discreto realce da mucosa, mais evidente na proximidade da estomia/fístula mucosa, numa extensão de cerca de 6cm.
Discreta indefinição do contorno e proeminência adiposa adjacente. São aspetos que traduzem prováveis alterações inflamatórias, já conhecidas, sem actividade grosseira. O realce mais evidente da mucosa na sua terminação, especialmente nos últimos 6cm sugere um quadro inflamatório agudo/subagudo, não muito exuberante. Não se documentam coleções extra intestinais.
O fígado é um pouco alongado, garante do normal. Fígado, pâncreas, vesicula biliar ou baço supra-renais e rins não tem outras alterações a destacar.
Não se definem massas pélvicas.
Conclusão: Alterações decorrentes da doença inflamatória intestinal, envolvendo todo o colón remanescente, com sinais de atividade inflamatória aguda/subaguda, mais evidente na terminação.
Sem grosseiras alterações no delgado documentado, com pior resolução para lesões de menor calibre. Alterações inflamatórias na sua terminação/estomia."

Foi este o relatório da ressonância. Foi uma consulta onde aconteceu de tudo um pouco. Deu para rir, quase para chorar e, até o meu querido 3C, passou paninhos quentes ao meu estado de saúde. No passado mês de dezembro, quando eu atingi um IMC de 10,9 (risco de morte iminente), dizendo que eu quase, quase morri e depois voltou atrás corrigindo ou tentando corrigindo o que tinha dito, mas eu sei o que se passou. Até deu para eu me assustar quando ele me pediu a consulta para daqui a 3semanas com o resultado de biopsias recolhidas na colonoscopia.
Na 2f dia 3 de novembro fui à consulta com a minha médica de gastro. Ia muito nervosa, ansiosa por causa do exame, medo de o fazer sem ajuda de um medicamento que nos ajuda a relaxar. Mas acabou só por acontecer a consulta.
O meu 3C tinha combinado comigo que iria na 2f falar com a doutora, mas como fez em abril, acabou fazendo o mesmo não falou. Irritei-me! Deu-me vontade de lhe ligar e dizer-lhe algumas coisas, mas prometi a mim mesma que não o tornaria a fazer. Então agora vou aguardar que passem as 3 semanas para o ver e voltarmos a dizer algumas coisas. Isto, porque eu não sei o que se passa comigo, porque eu tive uma alteração na minha personalidade em que eu não consigo ficar calada acabo dizendo tudo o que devo e o que não devo. Decididamente não sei o que se passa!
A minha psoríase este mês revelou-se e voltou a dizer que estava aqui e bem presente. Com tanto adiamento da consulta de cirurgia, eu acabei ficando demasiado ansiosa e voltou a mostrar-se na minha orelha. :-(
Só fiquei contente e feliz por a consulta ter tido sucessivos adiamentos devido ao facto de o meu 3C, ainda não ser doutor quando ele ficou comigo, e ter tirado férias para fazer o exame da especialidade, agora já o é... Muitos Parabéns!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Decidi falar a verdade

doenças "itens"